Uso dos componentes corretos garante a qualidade do drywall

Uso dos componentes corretos garante a qualidade do drywall

15/10/2013

As chapas de gesso, os perfis estruturais de aço galvanizado, as massas e fitas para tratamento de juntas, os parafusos e os acessórios para drywall devem cumprir com rigor o que está definido nas normas técnicas sobre o sistema. Isso, além de tornar mais fácil e rápida a montagem de paredes, forros e revestimentos, previne patologias e, consequentemente, o retrabalho exigido para repará-las, além de sujeitar os infratores às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
A Associação Brasileira do Drywall, que reúne todos os fabricantes do setor e coordena o Programa Setorial da Qualidade desse sistema (PSQ-Drywall), que é vinculado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Hábitata (PBQP-H) do Ministério das Cidades, recomenda especial cuidado na aquisição e aplicação dos perfis estruturais de aço galvanizado. As características destes componentes são definidas na norma técnica NBR15217:2009 - Perfis de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Requisitos e métodos de ensaio.

Perfis em desacordo com essa norma (com espessura de chapa inferior à definida, que é de 0,5 mm no mínimo, e galvanização inferior a 275 g/m2) podem acarretar patologias e expor os responsáveis por sua utilização às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Este determina expressamente, em seu artigo 39, item VII, que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços “colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO”.

Para avaliar a conformidade dos componentes dos sistemas drywall e garantir que apresentem desempenho satisfatório e contribuam para a segurança desses sistemas ao longo de sua vida útil, a Associação Brasileira do Drywall mantém 2004 o Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall (PSQ-Drywall), vinculado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades. A relação das empresas que produzem em conformidade com as normas é publicada periodicamente no site do Ministério e também no site do PSQ-Drywall (www.qualidadedrywall.org.br).

Comentários

Postagens mais visitadas

Forro de PVC colocado em Campinas

UniversoPro Forro de PVC em Hortolândia - Serviço do Osmar

Forro PVC Inclinado em Campinas - Barão Geraldo com o melhor preço.